Quando se entra na área de comércio exterior, deve-se aprender alguns conceitos básicos como, importação e exportação. Essas atividades configuram a entrada e saída ou a venda e a compra de mercadorias, bens ou serviços de um país a outro.
Essas atividades exercem enorme influência na economia de um país, indicando suas potencialidades no setor industrial, bem como suas deficiências. Vamos entender melhor o conceito delas e qual a sua importância? Confira a matéria completa!
Importação: o que é?
O ato da importação de um bem ou produto, acontece quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país. Ou seja, os produtos são fabricados em outros países e comprados pelo Brasil ou qualquer outro país, por exemplo.
É fato que nenhum país é autossuficiente em todos os setores, apresentando, então, determinadas “deficiências”, fazendo com que seja necessário importar. As importações podem ser de alimentos, matérias-primas, serviços para viabilizar pesquisas científicas, entre outros.
A importação pode ser classificada em duas:
🔸 Direta: realizada sem intermédio, ou seja, a compra é realizada diretamente com quem fabrica os produtos.
🔸 Indireta: é realizada por intermédio, por exemplo, de empresas especializadas em importação, ou seja, o vendedor não é o fabricante.
Exportação: o que é?
A exportação acontece quando as empresas de dentro do país, ou seja, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços no exterior. Normalmente, países, empresas ou instituições que pretendem ampliar seus negócios, diversificar seu mercado e crescer economicamente optam por expandir o mercado, voltando-se para o exterior.
A exportação pode ser classificada, segundo o Ministério das Relações Exteriores, em:
🔸 Direta: o próprio produtor é quem fatura. Isso significa que o processo de exportação é todo realizado pela própria empresa que exporta, ou seja, são de conhecimento do produtor todas as etapas como documentação, pesquisa de mercado, transações financeiras, entre outras.
🔸 Indireta: a venda não é realizada pela empresa que produz as mercadorias a serem exportadas. Isso significa que a empresa que exporta não é a responsável pelo comércio externo do produto em nenhuma de suas etapas, terceirizando essa função a empresas com experiência na atividade.
Diferença entre Importação e Exportação
Podemos dizer que importação é quando um país compra produtos ou mercadorias de outro, trazendo para ser vendido já pronto dentro do seu país. Já a exportação, é quando o país compra um produto ou bem de outro país para uso interno, a exportação acontece quando as empresas de dentro do país, ou seja, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços no exterior.
O que é melhor: exportar ou importar?
As importações e exportações juntas resultam no que chamamos de balança comercial. Obviamente, um país sempre preza por uma balança comercial favorável, ou seja, ganhar mais do que gastar, ou vender mais do que comprar.
Contudo, não se pode dizer que uma é melhor do que a outra, visto que um país não produz tudo aquilo que necessita, tendo, então, a necessidade de importar determinados produtos, bens ou serviços a fim de garantir o suprimento das necessidades da população e até mesmo dos setores da economia: agrícola, industrial e o de serviços.
World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação
A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria.
Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais.
Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo email contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.