O processo de trazer mercadorias ao Brasil está sujeito a diversas burocracias, já que, há um centro de controle sobre o que é permitido entrar no país. Por isso, estar ciente de todos os documentos para importação, é obrigação de quem deseja fazê-lo.
É importante estar atento a cada documento, bem como checar os prazos de expiração e as disposições legais. Deixar que mercadorias embarquem com documentos vencidos ou mesmo sem eles pode gerar diversos transtornos para as empresas.
Nós separamos a lista de todos os documentos necessários e uma breve descrição sobre eles. Confira!
1- Certificado de Origem (CO)
Quem emite o certificado de origem é o agente do qual você comprará as mercadorias. O importador o utiliza para a comprovação de origem do material que está adquirindo e ainda pode conseguir descontos em determinados tributos referentes a ele.
Um novo certificado deve ser emitido a cada importação. O importador precisa se certificar de que há um para cada fatura. Se uma importação contém quatro faturas, por exemplo, cada uma deverá ter seu próprio certificado.
2- Packing List ou Romaneio de Carga
Trata-se de uma listagem de todos os produtos contidos nas embalagens para embarque. Quando as mercadorias passam por conferência, os volumes físicos são confrontados com esse documento.
Ele também fornece uma orientação mais direcionada ao importador, que tem acesso a tudo o que está recebendo, ainda que falte um tempo até a chegada. Sendo um dos documentos para importação essenciais para seus processos.
3- Proforma Invoice
É ela que dá início à negociação. Trata-se de um documento emitido pelo exportador para o importador que manifestou interesse em fechar o negócio de importação.
É a partir dele que o pedido de quantidades é elaborado. Funciona como um orçamento que antecede o faturamento oficial da mercadoria. O idioma utilizado é o do país de destino ou o inglês.
4- Conhecimento de embarque
Assim como acontece quando recebemos mercadorias de transportadoras locais, a importação também necessita de um conhecimento de embarque. Entretanto, por ser uma transação que envolve mais de um país, o documento é um tanto mais complexo.
Ele comprova que as mercadorias estão em posse de determinada transportadora, que se compromete a fazer com que elas cheguem ao destinatário. É como se recibo, contrato de entrega e comprovante de posse estivessem em um só documento. Ele pode ser emitido nas modalidades Marítimo, Aéreo, Ferroviário e Rodoviário.
5 – Licenciamento de Importação (LI)
Trata-se de um dos documentos para importação que pode ser emitido antes do embarque das mercadorias ou posterior a ele. O modelo do documento é determinado por características legais de cada mercadoria.
É emitido por órgãos públicos e tem como base as leis federais. Materiais que necessitam de certificação, como Anvisa ou INMETRO, devem constar em uma modalidade específica.
6 – Declaração de importação (DI)
Trata-se de um documento registrado no SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), que permite que o importador opte pelo despacho aduaneiro simplificado.
Normalmente, é preenchido de acordo com os dados informados na obtenção da LI, daí a importância da veracidade e da atualidade desses dados.
Fonte: Conexos, FazComex
World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação
A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria.
Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais.
Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo email contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.