O aço é um componente de grande relevância para o funcionamento das cadeias produtivas e, consequentemente, da economia, pois se faz necessário desde a construção civil, eletrodomésticos, indústrias, agronegócio até operações de transporte e movimentação de cargas.

Se trata de uma liga metálica feita a partir do ferro e carbono. Dados históricos registram que sua fabricação teve início na Ásia menor cerca de 2000 a.C., época considerada como a Idade do Ferro, período em que diversas sociedades aprenderam a manusear o metal, e desde então tem sido usado cada vez mais no mundo. 

A compra e venda internacional pode ocorrer com o aço acabado ou semiacabado (como minério de ferro, ferro gusa e sucata industrial). Os dados das importações e exportações deste material demonstram que o Brasil é um grande exportador dos semiacabados e grande importador do aço, seja ele em placas, em cabos ou peças. 

 

Dados de exportação de aço no Brasil

Os dados que serão apresentados, analisados no contexto de negócios e relações internacionais, nos informam muito sobre o mercado global de aço e de recursos naturais que são necessários para sua fabricação.

Ao longo dos anos, com o desenvolvimento do Brasil, o país aumentou a sua produção e conseguiu expandir o seu mercado, porém, quanto mais indústrias, maior a demanda por esse produto.  

De janeiro a dezembro de 2021, foram feitos 380 embarques marítimos para as NCM iniciadas com o código 7325. De acordo com dados do Big Data, módulo da Logcomex, foram transportadas quase 10 mil toneladas do produto. O volume exportado, em toneladas, teve uma grande  variação de 2020 para 2021, apresentando um crescimento de mais de 40%.

Se tratando de rotas de exportação, o principal país de destino foi os Estados Unidos, com mais de 16% dos embarques tendo como ponto final de viagem o porto de Nova Iorque.

O Brasil é um grande fornecedor de aço para os EUA, que é um dos maiores compradores do produto no mundo. As exportações pelo modal marítimo mantiveram um equilíbrio em 2020, mesmo com a pandemia da COVID-19 que vem impactando todo o comércio global.

O pico de exportações no ano passado ocorreu em abril, em que o Brasil exportou 1225 toneladas do produto.

 

cenario da exportacao e importacao de aco no - Cenário da exportação e importação de aço no Brasil

 

Importação de aço no Brasil

No ranking TOP 5 de prováveis importadores, encontram-se grandes empresas automobilísticas. Os principais exportadores do produto para território nacional são Estados Unidos, China e Alemanha. Juntos, os países representam mais de 31% da origem de aço que chega ao Brasil. 

 

Importação de cabo de aço no Brasil

O cabo de aço é essencial para a elevação de cargas, transporte, construção civil, indústria petroleira, agrícola, automotiva e até mesmo para algumas operações médicas sofisticadas. 

As operações de importação de cabo de aço são registradas sob a NCM 7312.10.90: outras cordas e cabos, de ferro ou aço, não isolados para usos elétricos.

 

Tendências do mercado de aço

Com objetivo de proteger o mercado nacional, o ex-presidente americano Donald Trump aumentou as tarifas para importação de aço estrangeiro, estabelecendo exceções em cotas para Brasil, Argentina e Coreia do Sul. 

No entanto, no quarto trimestre de 2020, essa cota permitida foi reduzida para o Brasil e o ex-presidente alegou uma retração no mercado interno.  Atualmente, o novo presidente Joe Biden afirmou que pretende investir US$2,3 trilhões na infraestrutura do país norte americano, para estradas, pontes, hidrovias, ferrovias e rede elétrica. 

Mesmo pretendendo realizar esses investimentos com aço americano, os Estados Unidos não são autossuficientes em matéria-prima e necessitarão importar mais aço semiacabado, aumentando assim a expectativa de exportadores brasileiros. 

Já na China as autoridades estão estudando mudanças tributárias na indústria siderúrgica que incentivam as importações e reduzem as exportações. Essas mudanças têm como objetivo reduzir a emissão de poluentes na China (e este é um dos setores mais poluentes do mundo). 

Se esse plano sair do papel, a oferta e demanda a nível global serão afetadas: atualmente a China é o maior produtor, importador e exportador de aço e a questão da sustentabilidade será algo discutido não apenas no país asiárico, mas em todo mundo. 

O minério de ferro foi o 2º produto mais exportado e representou 12,3% de todas as exportações em 2020. Enquanto isso, o aço ficou em 7º lugar nas importações. Ou seja, exportamos matéria-prima com baixo valor agregado e importamos o produto acabado.

O aço possui extrema importância em diferentes setores da economia, porém, o Brasil ainda precisa agregar valor aos seus recursos naturais ao mesmo tempo que enfrenta os importantes desafios da produção de aço paralela à sustentabilidade. 

Referência: https://bit.ly/3SYL2Ks

 

World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação

A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria. 

Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais. 

Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo e-mail contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?