Não é incomum que empreendedores se deparem com erros na importação, o que acaba ocasionando atrasos, multas e comprometendo a liberação alfandegária. 

A aquisição de mercadorias do comércio exterior exige um bom planejamento do importador, desde a escolha do fornecedor até a venda ao consumidor final.

Ao contrário das grandes empresas, as pequenas empresas não têm conhecimento dos detalhes da importação, incorrendo em alguns erros.

Para te ajudar, listamos 5 erros que podem gerar atraso na sua importação. Confira! 

1- Ausência de Planejamento

Na importação,  a palavra de ordem é planejamento. O empreendedor precisa estar atento a todas as etapas de importação antes mesmo de dar início à negociação.

Deve-se considerar a origem da mercadoria, os canais de parametrização da Secretaria da Receita Federal, as modalidades de transportes, os tributos de importação e o local de desembaraço aduaneiro. Dessa maneira, podem ser evitados erros no processo de importação, como:

  • NCM incorreta;
  • Tributação incorreta;
  • Atraso na liberação alfandegária.

Para que não ocorram problemas no processo de importação, é fundamental que todos os pontos sejam analisados. Na maioria das vezes, é justamente a falta de planejamento que compromete o negócio, impedindo a finalização da transação e consequentemente, a venda.

2- Pesquisa insuficiente

É muito frequente, por deixar de executar uma pesquisa a respeito da confiabilidade da empresa, que importadores acabem adquirindo produtos com qualidade muito inferior à esperada.

Os produtos podem, até mesmo, ser falsificados. Há empresas, principalmente no ramo têxtil, que oferecem produtos falsificados ou similares como se fossem originais. Outras ainda podem oferecer descrições enganosas sobre as qualidades do produto.

 

confira 5 erros que podem gerar atraso na - Confira 5 erros que podem gerar atraso na importação

 

3- Problemas processuais

São inúmeras as normas relacionadas à importação de produtos. Por esse motivo, é preciso conhecê-las para prevenir erros que podem custar muito caro. De modo a evitar problemas com a fiscalização ou demais órgãos públicos, é preciso fazer avaliações e análises sobre as exigências de liberação aduaneira no país.

É comum que “amadores” ou inexperientes no processo de importação tentem burlar as leis, se deparando com consequências que, por vezes, acabam impactando negativamente as finanças. 

Sendo assim, é importante que o importador confira os contratos e saiba quais restrições podem impedir que as mercadorias entrem no país.

4- Confusão entre compras pessoais e comerciais

As tarifas variam bastante de acordo com os valores da sua compra e com a quantidade de produtos. Por exemplo, mesmo que em uma compra pessoal você adquira muitos produtos semelhantes, a alfândega pode considerar sua compra como comercial.

Ou então, frequentemente, aproveitando que já está fazendo uma importação, você pode comprar produtos para uso próprio. No entanto, você corre o risco de pagar uma tarifa mais elevada por esses produtos, sendo mais vantajoso importá-los separadamente.

5- Falta de uma ajuda especializada no processo de importação

Um erro bastante comum de quem importa é achar que pode realizar todas as etapas sem o auxílio de profissionais capacitados, como contadores e despachantes.

Contar com uma ajuda especializada é o primeiro passo para evitar erros e falhas em todo o processo de importação. Por meio do auxílio de profissionais habilitados, é possível avaliar se realmente a compra de determinada mercadoria vale ou não a pena.

Isso também ajudará no acompanhamento de todas as etapas de importação, desde o processo de licença até o recebimento do produto nos portos.

Fonte: CNX, PNH

World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação

A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria. 

Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais. 

Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo email contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.

Enviar
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?