A World Commerce Trading é uma empresa que atua na importação e exportação em Santa Catarina, no comércio exterior, esses dois termos são muito importantes e representam muito sobre a competitividade do país frente à várias negociações.
Exportação e importação são atividades relacionadas com a entrada e a saída de produtos, bens ou serviços em um país. Ambas podem envolver compra, venda e doações. Vamos entender melhor o que significa cada uma delas?
O que importação?
O ato da importação de um bem ou produto, acontece quando um país compra mercadorias ou produtos originados de outro país. Ou seja, os produtos são fabricados em outros países e comprados pelo Brasil ou qualquer outro país, por exemplo.
Um dos principais motivos que a importação de produtos é realizada, é a necessidade de suprir a falta de matéria prima ou mão de obra interna que existe no Brasil que pode não dar conta da demanda necessária.
A Importação refere-se à atividade de compra de produtos, bens ou serviços vindos do exterior para outros países. Como por exemplo, produtos comprados na China para serem comercializados aqui.
Muito ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhum país consegue produzir tudo que é necessário para a sua população consumir, fazendo assim, com que toda e qualquer economia precise importar os seus produtos.
O processo de importação divide-se, basicamente, em três fases:
🔸 Administrativa: fase de autorização para importação aplicada segundo a operação ou o tipo de mercadoria que será importado. É responsável por gerar a licença para importação.
🔸 Cambial: fase de pagamento ao exportador, na qual a moeda estrangeira é transferida para o exterior.
🔸 Fiscal: fase de desembaraço alfandegário, que corresponde ao despacho aduaneiro por meio do recolhimento de tributos.
Principais produtos importados pelo Brasil
Segundo dados do Comexsat, os produtos mais importados pelo Brasil são:
- Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais;
- Adubos ou fertilizantes químicos;
- Demais produtos Indústria de Transformação;
- Equipamentos de telecomunicações;
- Válvulas e tubos termiônicas;
- Compostos organo-inorgânicos;
- Obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns;
- Partes e acessórios dos veículos automotivos;
- Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos;
- Plataformas.
O que é exportação?
Ao contrário da importação, que é quando o país compra um produto ou bem de outro país para uso interno, a exportação acontece quando as empresas de dentro do país, ou seja, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços no exterior.
Existem diversificadas razões pela qual uma empresa decide exportar os seus produtos, ou seja, vender para fora do país. Uma e talvez uma das mais fortes razões para esse novo formato de venda, elas podem querer entrar em mercados novos, e assim, expandir e internacionalizar.
Quando falamos em exportação, nos referimos à atividade de venda ou envio de bens e serviços de um determinado país para outro. Portanto, basicamente, representa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país.
Dentro da exportação, existem dois tipos de modalidades que fazem parte do processo. São eles:
🔸 Direta: exportação realizada pelo próprio produtor, que fatura diretamente em relação ao importador. Para que essa atividade seja possível, é necessário que o fornecedor conheça todo o processo de exportação, como a documentação necessária, o mercado, embalagens, transações, etc.
🔸 Indireta: exportação na qual a venda de produtos e serviços é realizada por empresas que os adquirem para exportá-los. Nesse tipo de atividade comercial, o produtor não é responsável pela comercialização externa do produto.
Vantagens de importar e exportar
🔸 Aumento da produtividade do país exportador.
🔸 Empresas passam a aperfeiçoar seus serviços para atender as tendências do mercado.
🔸 Fortalecimento das empresas exportadoras, que acabam tornando-se referência para outras empresas que desejam aventurar-se no mercado externo.
🔸 Há vantagem cambial, ou seja, há vantagem de uma moeda em relação à outra. Quando a moeda do exportador é desvalorizada em relação à moeda do importador, há vantagens financeiras para quem importa.
🔸 O Governo Federal, no caso do Brasil, pode oferecer estímulo às empresas.
🔸 Normalmente o tempo de importação é reduzido em relação ao tempo que se gastaria na produção do produto importado.
🔸 Os custos de produção e mão de obra são reduzidos.
Fonte: Brasil Escola, Faz Comex, Comex
World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação
A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria.
Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais.
Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo email contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.