Mas qual como ampliar esse valor? Qual é a porcentagem ideal para se ter dentro dessa margem? Quais são os produtos que facilitam crescer os ganhos? Quais estratégias podem reduzir os custos e aumentar os lucros?
É natural que surjam muitas dúvidas na hora de escolher, por exemplo, qual item você vai vender no seu mix de produtos. Nesse artigo, vamos ajudar você com dicas práticas. Siga conosco e descubra!
Qual a porcentagem ideal para margem de lucro alta?
A porcentagem da margem de lucro alta para um negócio varejista está entre 7% e 15%, em média, variando de acordo com nicho de mercado.
Existem produtos com alta margem de lucro, podendo ultrapassar muito mais do que esses valores, o que vai gerar uma lucratividade muito maior com as vendas.
Como aumentar a margem de lucro de uma empresa ou produto?
Muitos varejistas querem entender como aumentar a margem de lucro dos seus produtos e, portanto, aumentar a lucratividade da empresa. E pensando na revenda e nos indicadores de compra, ambos têm forte relação com ela, inclusive.
Mas a verdade é que existem dois caminhos que influenciam diretamente na ampliação dessa porcentagem: a escolha dos produtos e a estratégia de compra. São dois aspectos que fazem toda a diferença nesse sentido.
O primeiro ponto, que envolve a decisão do que vender, depende fortemente dos tipos de produto que você tem mais afinidade e domínio.
Esse critério costuma ser decisivo porque vai balizar a facilidade de seleção de itens e, ainda, a argumentação de venda, principalmente quando se está começando e tem uma equipe muito enxuta.
É a sua expertise no mercado daquele bem que vai facilitar o crescimento e até mesmo o entendimento das margens de lucro desses itens.
Já em relação à estratégia de compra, ela diz respeito à forma como você vai adquirir esses produtos. Neste caso, os produtos com alta margem de lucro muitas vezes exigem um alto volume de compras ou a necessidade de adquirir pela fábrica, por exemplo.
Além disso, a importação costuma ser uma forma inteligente de reduzir custos e aumentar as margens de lucro. Os fornecedores chineses geralmente oferecem itens de alta qualidade a preços competitivos. Mais a frente, iremos falar mais sobre essa estratégia na hora de aumentar a margem de lucro!
7 produtos com margem de lucro alta
Como falamos acima, a escolha do que vender é um fator central para oferecer produtos com margem de lucro alta ao mercado.
Os produtos mais rentáveis geralmente têm em comum a alta qualidade, a exclusividade e o preço acessível na compra. Estes três critérios ajudam os empresários a vender a um valor mais alto.
Claro que os produtos costumam variar fortemente com as mudanças de tendências de consumo, por isso, devemos considerar sazonalidades no processo.
Atualmente, alguns dos produtos para revenda com alta margem de lucro são:
- Acessórios de beleza;
- Produtos pet;
- Componentes eletrônicos;
- Itens de decoração;
- Produtos de bebê;
- Roupas;
- Artigos esportivos.
A seguir, vamos falar mais sobre cada um deles e como você pode escolher produtos com margem de lucro alta!
1. Itens de beleza
O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza. Essa é uma forte demanda nacional.
Segundo relatório da Euromonitor International, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais.
E entre eles, estão mercadorias como: maquiagem e acessórios, dermocosméticos, produtos de skincare, tratamento capilar, cremes multiuso, óleos e máscaras e perfumaria.
Itens como esses, principalmente os de perfumaria, permitem atingir margens de lucro muito boas. Eles também são interessantes porque têm alta qualidade e não precisam se destinar apenas ao consumidor final.
Por exemplo, existe demanda também dos próprios salões ou centros de beleza, que vão usar esses produtos nos seus clientes.
2. Produtos pet
O segundo exemplo de nicho que está em alta e garante alta margem de lucro é o de pets. Segundo dados da AbinPet, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro, o que o coloca à frente dos setores de utilidades domésticas e automação industrial.
Além disso, dados de 2022 dessa associação revelaram que a indústria de produtos para animais de estimação faturou quase R $140 bilhões. Ou seja, é uma excelente opção de mercado.
Alguns tipos de negócios que fornecem grande lucratividade são:
Pet care: produtos como shampoo, escovas e produtos para o cuidado da pele, além de itens como golas, trelas, roupas, brinquedos e camas;
Pet food: items relacionados à alimentação tais como suplementos, guloseimas e produtos alimentícios para animais de estimação;
Pet vet: produtos relacionados a produtos e tratamentos veterinários, ou seja, remédios para esses animais.
Da mesma forma que falamos sobre o item anterior, esse é um mercado que também abre portas para o B2B (business to business), já que é possível vender para pet shops ou centros veterinários. Ou seja, há diferentes compradores desta revenda.
3. Componentes eletrônicos
O terceiro item que pode lhe oferecer uma alta margem de lucro são os produtos eletrônicos. O interessante desse mercado é o fato de não depender de sazonalidade, ou seja, você garante as vendas durante todo o ano.
Além disso, os produtos eletrônicos garantem inovação constante, à medida que os produtos são lançados com tecnologias mais recentes. Isso significa que os clientes estão sempre procurando as últimas versões desses itens para comprar e aceitam pagar por isso.
Esta indústria é bem diversificada: pode variar de produtos relacionados a áudio e vídeo (como alto-falantes, receptores e fones de ouvido), eletrodomésticos como ar condicionado, refrigeradores e fornos, produtos para consoles de jogos e muito mais.
Ainda trazendo mais exemplos, há também os cabos para computadores, baterias, carregadores e USBs, que são produtos que oferecem uma boa margem de lucro e que estão sempre sendo procurados.
Quanto aos valores, produtos eletrônicos podem ter alta margem de lucro: até 200%! Tudo vai depender dos seus fornecedores e modelo de negócio.
4. Itens de decoração
Outra categoria de produtos com alta margem de lucro são os itens de decoração. Um dos motivos que trouxe mais força a ele foi o isolamento social, período em que as pessoas passaram a cuidar mais do lar.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) em parceria com a Konduto mostrou que o setor de móveis e decoração foi um dos que mais cresceram no online durante os meses de março, abril e maio de 2020. Foi um aumento de mais de 23%.
E o interessante é que esse mercado cresceu fortemente no ambiente digital, o que antes era visto como um entrave. Por isso, é fundamental caprichar nas fotos dos produtos revendidos. Todos estes são itens que os clientes estarão dispostos a pagar se apresentados de forma atraente.
Nesse nicho, há vários tipos de itens como: placas e vasos decorativos; figurinhas de madeira; espelhos; arte de parede e adesivos; molduras; candeeiros; almofadas e tapetes.
Esse setor também abrange móveis como sofás, cadeiras e mesas e também artigos de casa, mesa e banho.
5. Produtos de bebê e crianças
Os produtos de bebê também merecem destaque. Esse mercado está em expansão e tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
De acordo com o primeiro semestre de 2022, nasceram 1.313.088 bebês no Brasil, segundo a ARPEN (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais). Isso por si só mostra o potencial que este setor pode oferecer.
Foi uma alta de 12% nas farmácias brasileiras ao longo de 2021 em vendas relacionadas a produtos para bebês e crianças, como mostra levantamento da InterPlayers.
Mas os produtos têm alta variedade, podendo ser:
- Mercadorias associadas à alimentação: com mamadeiras;
- Produtos relacionados à higiene, como fraldas, cremes, pomadas e sabonetes;
- Itens relacionados a roupas como macacões, meias;
- Itens ligados ao lazer do bebê, como brinquedos.
Todos esses itens podem gerar uma boa margem de lucro se houver estratégia na hora de comprar esses itens.
6. Roupas
O vestuário é outro produto de alta margem de lucro. Este setor sempre esteve presente na lista de compras dos clientes, pois é uma necessidade básica para todos.
Dados da Geotrust ainda mostram que esse é um dos mercados varejistas mais procurados no ambiente digital. Entre os produtos mais vendidos entre março de 2020 e março de 2021, estão os das categorias Moda e Acessórios, com 19% das vendas.
A indústria de vestuário é muito diversificada e inclui: tops; vestidos; blusas; camisas; jeans; saias, casacos, jaquetas e muitos outros itens.
Para que sua loja se destaque da concorrência — já que ela é grande —, você deve procurar artigos que sejam únicos ou ou linhas exclusivas.
Além disso, um ponto importante a considerar ao entrar neste mercado é pesquisar tendências a fim de entender o que as pessoas querem e o que estão comprando com mais frequência.
Desta forma, você pode estocar sua loja com produtos que venderam rapidamente e garantir altas margens de lucro. As revendas destes produtos podem chegar a 20% de margem de lucro.
Vale destacar que a importação de roupas e artigos de moda exigem volume de importação um pouco maior do que outros nichos e especialização por parte de quem está importando para questões como tipo de tecido, caimento das roupas, etiquetagem e etc.
7. Artigos esportivos
Para finalizar, outro produto com margem alta são os artigos esportivos. As atividades de fitness, tem incentivado um crescimento desse mercado. De acordo com uma projeção do site Statista, o faturamento do segmento esportivo deve crescer em torno de 5% ao ano até 2025.
Itens como calçados e roupas de corrida, roupas de ginástica, raquetes de tênis, tapetes de ioga e acessórios de natação são alguns dos artigos esportivos que englobam esse universo.
Eles também oferecem um grande potencial para aumentar as vendas nas lojas. Isso se dá porque existem diferentes modelos disponíveis com características diferentes — o que facilita a diferenciação de sua loja em relação à concorrência.
Portanto, se você quiser revender produtos de alta margem que tenham alto potencial de sucesso, considere também investir em artigos esportivos.
Importação como estratégia para aumentar a margem de lucro
Importar da China é sinônimo de redução de custos. E se você gasta menos, naturalmente, você fatura mais. Ou seja, o mercado chinês é um grande diferencial para aumentar a margem de lucro.
Estamos falando de um mercado muito amplo, afinal, todos os itens que apresentamos antes são possíveis de ser importados pela China. Mas para além dos preços competitivos, quais são os outros benefícios associados a essa importação e a margem de lucro?
Bem, a resposta é simples: mais disponibilidade de estoque com alto retorno sobre o investimento, produtos de alta qualidade que atendem às expectativas dos clientes e taxa de câmbio favorável.
Portanto, se você está procurando produtos de alta margem que oferecem bons retornos em termos de lucro, importar da China é certamente uma das melhores opções!
Referência: https://curt.link/Y4fpNb
World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação em Itajaí
A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria.
Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais.
Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo e-mail contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.