Sim, pode. Ser importadora é acessível a qualquer empresa que tenha um CNPJ, preferencialmente que seja comercial (já que irá comprar para revender), ter uma habilitação na Receita Federal para importar (o chamado Radar/Siscomex) e ter uma rede de parceiros que lhe ajudarão na condução de cada processo.
Entretanto, nem tudo são flores e importar no Brasil requer muito controle interno, pagamento de tributos que chegam facilmente aos 100%, além de variações cambiais e contingências logísticas, a depender do período do ano.
Mas isso não pode ser uma trava ao seu crescimento. Certamente, todos os seus concorrentes ou estão importando, ou estão se preparando para isto. Por que você ficaria de fora deste jogo?
Na matéria de hoje, iremos mostrar para você que é possível ser importador, e ter lucro com isto, seja em loja física ou on-line.
Por que muitos empresários têm medo de iniciar como importadora?
A lenda urbana do mundo empresarial é que a Receita Federal trabalha, exclusivamente, para atrapalhar a vida de quem deseja importar. Não posso dizer que a Receita ‘pega leve’ em seus procedimentos, mas é por força da legislação aduaneira no Brasil, que tem características policialescas.
Qualquer erro é passível de multas, que começam com R$500, e a fiscalização pressupõem que o importador está errado até que se prove o contrário. E mesmo aqueles erros banais, como a falta de um item que foi declarado, é punível com uma multa de 50% do valor do imposto pago (ou a pagar).
Ou seja, você é penalizado pelo exportador que deixou de enviar uma mercadoria que havia lhe cobrado, e a Receita ainda te cobra uma multa pelo ´extravio´. Duplamente enquadrado.
Porém, com um bom planejamento é possível evitar esses e qualquer outro tipo de problemas.
Como tornar minha empresa importadora?
Estando com o CNPJ ativo, mesmo que seja MEI, já tendo um ramo de negócios definido, e com algum capital para investir, o próximo passo é cuidar da sua habilitação na Receita Federal.
Aqui eu vou considerar que você já tenha uma assessoria contábil, porque ela é muito importante para os procedimentos burocráticos, na qual todas as empresas estão obrigadas.
Mas voltando ao ponto inicial deste tópico, existem 4 possibilidades de habilitação, que estão atrelados ao volume de importação que a importadora pode praticar. São as seguintes:
- Limitada até 50 mil dólares/semestre;
- Limitada até 150 mil dólares/semestre;
- Ilimitada (sem valor pré-definido de importação);
- Expressa.
E aí, percebeu como pode ser fácil se tornar uma importadora? basta contar com uma boa organização no mundo do comércio exterior e você terá sucesso!
Fonte: Comex.
World Commerce Trading: solução em sourcing, exportação e importação
A World Commerce Trading atua no mercado internacional conectando empresas de diferentes países há mais de 20 anos, construindo bons relacionamentos comerciais, com foco no benefício econômico mútuo, na assistência de seus clientes e na qualidade da mercadoria.
Com experiência e capacitação, fornecemos qualidade e serviços de alto nível. Trabalhamos com sourcing de produtos, negociação de pedidos, controle de qualidade durante a produção, inspeção fiscal da mercadoria e processo de exportação e importação / nacionalização do produto, com benefícios fiscais.
Você pode entrar em contato conosco pelo número (47) 99159.7727, pelo email contato@worldcomtrading.com ou por nossas redes sociais.